sábado, 5 de novembro de 2011

"Adotarei o Amor" - Texto de Khalil Gibran


Henry Herbert La ThangueViolets for perfume, 1913



Adotarei o Amor


Adotarei o amor por companheiro
e o escutarei cantando,
e o beberei como vinho, 
e o usarei como vestimenta.

Na aurora, 
o amor me acordará 
e me conduzirá aos prados distantes.

Ao meio dia, 
conduzir-me-á à sombra das árvores
onde me protegerei do sol 
como os pássaros.

Ao entardecer, 
conduzir-me-á ao poente,
onde ouvirei a melodia da natureza 
despedindo-se da luz,
e contemplarei as sombras da quietude 
adejando no espaço.

À noite, 
o amor abraçar-me-á,
e sonharei com os mundos superiores
onde moram as almas 
dos enamorados e dos poetas.

Na primavera, 
andarei com o amor, lado a lado!
E cantaremos juntos entre as colinas! 
E seguiremos as pegadas da vida,
que são as violetas e as margaridas!
E beberemos a água da chuva, 
acumulada nos poços,
em taças feitas de narciso e lírios.

No verão, 
deitar-me-ei ao lado do amor 
sobre camas feitas com feixes de espigas, 
tendo o firmamento por cobertor
e a lua e as estrelas por companheiras.

No outono, 
irei com o amor aos vinhedos 
e nos sentaremos no lagar!
E contemplaremos as árvores se despindo
das suas vestimentas douradas
e os bandos de aves migratórias 
voando para as costas do mar.

No inverno, 
sentar-me-ei com o amor 
diante da lareira!
E conversaremos 
sobre os acontecimentos dos séculos
e os anais das nações e povos.

O amor será... 
Meu tutor na juventude!
Meu apoio na maturidade! 
E meu consolo na velhice!

O amor permanecerá comigo 
até o fim da vida!
Até que a morte chegue,
e a mão de Deus 
nos reúna de novo!


Khalil Gibran


(Gibran Khalil Gibran (Bicharre, 6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931), também conhecido simplesmente como Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo.)




"Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre."

Eça de Queirós - in Uma Campanha Alegre


(José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845 — Paris, 16 de agosto de 1900) é um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de Os Maias e O crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.)


Omar Akram - A day with you


Sem comentários: