sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Não me peçam razões" - Poema de José Saramago


Frederick McCubbin, The Midday Rest, 1888
 


Não me peçam razões


Não me peçam razões, que não as tenho, 
Ou darei quantas queiram: bem sabemos 
Que razões são palavras, todas nascem 
Da mansa hipocrisia que aprendemos. 

Não me peçam razões por que se entenda 
A força de maré que me enche o peito, 
Este estar mal no mundo e nesta lei: 
Não fiz a lei e o mundo não aceito. 

Não me peçam razões, ou que as desculpe, 
Deste modo de amar e destruir: 
Quando a noite é de mais é que amanhece 
A cor de primavera que há de vir. 


in "Os Poemas Possíveis"


Frederick McCubbin, Autumn Memories, 1899


“O carácter não é esculpido em mármore, não é algo sólido e inalterável. É algo vivo e mutável, e pode tornar-se doente, como se torna doente o nosso corpo.”
 
 

Sem comentários: