quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Não sei quem sou, que alma tenho" - Texto de Fernando Pessoa


Fernando Pessoa


Não sei quem sou, que alma tenho


Não sei quem sou, que alma tenho.

Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros).

Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me aponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho.

Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.

Como o panteísta se sente árvore [?] e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada [?], por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço.


Fernando Pessoa, in 'Para a Explicação da Heteronímia' 



Josh Groban - "Hidden Away"



Citações

  • "Temos que nos convencer de uma coisa, que o mais importante no mundo, pela negativa, e o que mais prejudica as relações humanas e as torna difíceis e complicadas é a inveja." - José Saramago, Uma Longa Viagem (2009)

  • "O amor não resolve nada. O amor é uma coisa pessoal, e alimenta-se do respeito mútuo. Mas isto não transcende para o colectivo. Já andamos há dois mil anos a dizer isso de nos amarmos uns aos outros. E serviu de alguma coisa? Poderíamos mudar isso por respeitarmo-nos uns aos outros, para ver se assim tem maior eficácia. Porque o amor não é suficiente." - José Saramago

  • "Este país (Portugal) preocupa-me, este país dói-me. E aflige-me a apatia, aflige-me a indiferença, aflige-me o egoísmo profundo em que esta sociedade vive. De vez em quando, como somos um povo de fogos de palha, ardemos muito, mas queimamos depressa." - José Saramago, Jornal de Letras, Artes e Ideias (1999)

  • "Quando se vive de ilusões é porque algo não funciona. A nossa imagem (dos portugueses) mais constante é a de alguém que está parado no passeio à espera de que o ajudem a atravessar para o outro lado." - José Saramago, Expresso (2008)

  • "Triunfar significa ter e ter mais, abandonando algo que foi importante, aquilo a que chamamos ser mais conscientes, mais solidários, mais unidos aos sentimentos." - José Saramago

1 comentário:

Márcia disse...

Olá, Tia!! : ))

Vim parar a este post por causa desta grande voz, o Josh Groban!!! Ele canta muito, muito bem, sou grande fã!! : DD Tens bons gostos ;)

Fiquei muito contente por ver mais um texto de Fernando Pessoa! Gostei de ler o que ele sente. É estranho, no entanto, fascinante! E talvez me vá dar jeito este ano, quando falar dele nas aulas.

Quanto às citações de Saramago, comecei a ler a segunda citação, e como sou uma romântica, não percebi/gostei de que ele dissesse que o amor não resolvia nada. No entanto, percebi o que ele queria dizer, e até apoio o pensamento dele, de que há grande falta de respeito pelos humanos aos humanos...

Apesar de tudo, ele nas terceira e quarta citações que mostras, mostra uma atitude...de revolta com os portugueses. Quer dizer, eu percebo que haja gente como ele descreve, apática, indiferente e egoísta. Mas também penso que devíamos procurar o melhor, tentar ver os lados positivos das coisas, das pessoas e do mundo, antes de começarmos a apontar o dedo. Também ninguém é perfeito.

Beijinhos,
Márcia!