quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Não te amo" - Poema de Almeida Garrett


Achille Beltrame (italian, 1871-1945), Girl with lilacs 



Não te amo


Não te amo, quero-te: o amar vem d’alma. 
E eu n'alma - tenho a calma, 
A calma - do jazigo. 
Ai! não te amo, não. 

Não te amo, quero-te: o amor é vida. 
E a vida - nem sentida 
A trago eu já comigo. 
Ai, não te amo, não! 

Ai! não te amo, não; e só te quero 
De um querer bruto e fero 
Que o sangue me devora, 
Não chega ao coração. 

Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela. 
Quem ama a aziaga estrela 
Que lhe luz na má hora 
Da sua perdição? 

E quero-te, e não te amo, que é forçado, 
De mau, feitiço azado 
Este indigno furor. 
Mas oh! não te amo, não. 

E infame sou, porque te quero; e tanto 
Que de mim tenho espanto, 
De ti medo e terror... 
Mas amar!... não te amo, não. 


 in 'Folhas Caídas' 


Achille Beltrame, Marché à tunis, 1912, Watercolor


"Os jornais noticiam tudo, menos uma coisa tão banal que ninguém se lembra: a vida."



Sem comentários: