quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"O Beija-Flor" - Poema de Auta de Souza


Martin Johnson Heade (1819-1904), Hummingbird and Passion flowers



O Beija-Flor 


Acostumei-me a vê-lo todo o dia
De manhãzinha, alegre e prazenteiro,
Beijando as brancas flores de um canteiro
No meu jardim – a pátria da ambrósia. 

Pequeno e lindo, só me parecia
Que era da noite o sonho derradeiro…
Vinha trazer às rosas o primeiro
Beijo do Sol, nessa manhã tão fria! 

Um dia foi-se e não voltou… Mas quando
A suspirar me ponho, contemplando,
Sombria e triste, o meu jardim risonho… 

Digo, a pensar no tempo já passado:
Talvez, ó coração amargurado,
Aquele beija-flor fosse o teu sonho!


Auta de Souza

[Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876 — Natal, 7 de fevereiro de 1901) foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica. 
Em 1900, publicou seu único livro, Horto, de significativa repercussão e cujo prefácio foi escrito por Olavo Bilac, o poeta brasileiro mais célebre daquela época.]


Vander Lee - Desejo de Flor

 
“Os grandes homens estão muitas vezes solitários. Mas essa solidão é parte da sua capacidade de criar. O carácter, assim como a fotografia, desenvolve-se no escuro.” - Yousuf Karsh

[Yousuf Karsh  (Mardin, 23 de dezembro de 1908 — Boston, 13 de julho de 2002) foi um fotógrafo canadense, de origem arménia. Foi um dos fotógrafos de retratos mais famosos e bem sucedidos da história. A imagem, que fez de Yousuf famoso, foi a de Winston Churchill, que causou impacto a nível internacional, sendo a fotografia de retrato mais reproduzida na história.]
 

Sem comentários: