segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"Retomo ao ponto de partida" - Poema de Vergílio Ferreira


Pintura de Gerrit Dou (1613-1675), Dutch Golden Age painter
 
 

Retomo ao ponto de partida


Retomo, pois, ao ponto de partida
como um presente, o ponto de chegada.
Entre um começo e outro não há nada
Exceto o nada da vida vivida.

Desgaste, corrosão do que de novo
em velho se mudou antes de o ser, 
etc.


Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente'


Gerrit Dou, Painter in his Studio, 1647, Gemäldegalerie Alte Meister


Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro. 


Mário de Sá-Carneiro
, in 'Indícios de Oiro' 


Gerrit Dou, Haringverkoopster met jongen, 1664, Leiden Collection


"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!"

(Friedrich Nietzsche, Filósofo alemão do século XIX, nascido em Röcken, Alemanha)


Gerrit Dou, Still Life with Young Boy blowing Soap Bubbles, c. 1635-36


"O menino que sofre e se indigne diante dos maus tratos infligidos aos animais, será bom e generoso com os homens."
 
Gerrit Dou, Sleeping Dog, 1650. Oil on panel, Museum of Fine Arts, Boston


"Ao estudar as características e a índole dos animais, e contrastando-as com os traços e disposições do homem encontrei um resultado humilhante para mim."



Samuel Langhorne Clemens (Florida, Missouri, 30 de novembro de 1835 — Redding, Connecticut, 21 de abril de 1910), mais conhecido pelo pseudónimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano. 
É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano".
Twain cresceu em Hannibal, Missouri, que mais tarde serviria de inspiração e cenário para Huckleberry Finn e Tom Sawyer
Após laborar como tipógrafo em diversas cidades, ajudou Orion, seu irmão mais velho, na administração de um jornal. Na ocasião, exerceu diferentes funções, como impressor, tipógrafo e colunista. 
Tornou-se em seguida piloto de barcos a vapor no Rio Mississippi, antes de se dirigir ao oeste para juntar-se a Orion em diligências a serviço do governo. 
A jornada com o irmão terminou quando Twain decidiu trabalhar como mineiro na extração de prata. Frustrado em mais esse intento, experimentou posteriormente carreira no jornalismo. Enquanto repórter, escreveu o conto humorístico The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, que alcançou imensa popularidade e atraiu para seu autor atenção nacional. Seus diários de viagem, lançados depois, também foram um sucesso. Twain encontrara sua aptidão.
Ele obteve grande êxito como escritor e palestrante. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras incisivas renderam-lhe a admiração de seus pares e o enaltecimento dos críticos, e Twain manteve boas relações com presidentes, artistas, industriais e a realeza europeia. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana".


The Beauty of life - from Goro Fujita

Sem comentários: