sábado, 4 de fevereiro de 2012

"Poema escrito na água" - Poema de Afonso Estebanez


Pierre-Auguste Renoir (pintor francês impressionista,1841-1919), 
retratado por Claude Monet em 1872.



Poema escrito na água 


Minha mão volta a escrever
entre as páginas das águas
onde o amor me volte a ler
a história de suas lágrimas.

Que nunca me falte a tinta
para o branco da memória
que amor é mágoa distinta
da mágoa de toda história.

E entre as páginas viradas
que inundam meu coração
deixo mágoas derramadas
com sabor de uma canção.

Quantas delas já verteram
das águas todas passadas
e de espuma converteram
dor em flores restauradas.

Minha mão vem descrever
como faz a flor das águas
que reescreve o alvorecer
da vida isenta de mágoas. 
 



Pierre-Auguste Renoir, Roses


“Peguem num poema e leiam-no. Não é preciso mais nada.”

Eugénio de Andrade, in Público, 21 de Junho de 2001


Pierre-Auguste Renoir, Femmes au bain, 1916


Pierre-Auguste Renoir


Sem comentários: