segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Sol posto" - Poema de Florbela Espanca


Thomas Edwin Mostyn (English painter, 1864-1930), Unsolved, c.1903



Sol posto 


Sol posto. O sino ao longe dá Trindades 
Nas ravinas do monte andam cantando 
As cigarras dolentes... E saudades 
Nos atalhos parecem dormitando...

É esta a hora em que a suave imagem 
Do bem que já foi nosso nos tortura 
O coração no peito, em que a paisagem 
Nos faz chorar de dor e d’amargura...

É a hora também em que cantando 
As andorinhas vão p’lo meio das ruas 
Para os ninhos, contentes, chilreando... 

Quem me dera também, amor, que fosse 
Esta a hora de todas a mais doce 
Em que eu unisse as minhas mãos às tuas!...






“O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.”

(Platão)


Platãoeste importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). 
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contacto com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte. 
Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.

Ideias de Platão para a educação

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. 

Sem comentários: