sábado, 17 de março de 2012

"A vazia sandália de S. Francisco" - Poema de Alexandre O'Neill


Pintura de Antonio Guzmán Capel, Gatita
 


A vazia sandália de S. Francisco 


A gratidão da macieira e a amnésia do gato 
nunca pautaram o curso dos meus dias. 
“Fiquem onde estão!”, 
foi a minha ordem para a macieira e para o gato, 
ainda bem exteriores ao meu fraco por eles. 

Salvei-os (e salvei-me!) de uma fábula 
cuja moral necessariamente devia ser eu, o parlante 
amigo de macieiras e conhecido de gatos. 

Dá um certo desconforto malbaratar assim amigos 
em dois reinos da natureza. 
Mas também dá liberdade. 

Há uma gente que desponta do outro lado do vale. 
Está a correr para cá. 
São os meus semelhantes. 
Com eles vou desentender-me (mais que certo!), 
mas a ideia que deles faço 
é ainda um laço.

Repousem em paz as macieiras e os gatos.



Pintura de Antonio Guzmán CapelGatos


"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

(John Dewey) 

John Dewey (Burlington, Vermont, 20 de Outubro de 1859 — 1 de Junho de 1952) foi um filósofo e pedagogo norte-americano.


Claude Monet, "Apple Trees on the Chantemesle Hill"


"A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira." 

(Provérbio árabe)


Sem comentários: