domingo, 25 de março de 2012

"Vem cá, meu gato" - Poema de Charles Baudelaire


Pintura de Antonio Capel



Vem cá, meu gato 


Vem cá, meu gato, aqui no meu regaço; 
Guarda essas garras devagar, 
E nos teus belos olhos de ágata e aço 
Deixa-me aos poucos mergulhar. 

Quando meus dedos cobrem de carícias 
Tua cabeça e dócil torso, 
E minha mão se embriaga nas delícias 
De afagar-te o elétrico dorso, 

Em sonho a vejo. Seu olhar, profundo 
Como o teu, amável felino, 
Qual dardo dilacera e fere fundo, 

E, dos pés à cabeça, um fino 
Ar subtil, um perfume que envenena 
Envolve-lhe a carne morena.


Charles Baudelaire, in “As Flores do Mal”. 
(Tradução de Ivan Junqueira) 
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 185.
 



Pinturas de Antonio Guzmán Capel 

"Os Gatos"
Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio Capel


Pintura de Antonio  Capel


Pintura de Antonio Capel

Sem comentários: