quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Quadras Populares" - Poemas de António Aleixo


Ben Goossens (Belgium, 1945-), Surrealist photographer
 
 

Quadras Populares


Que importa perder a vida
em luta contra a traição,
se a Razão mesmo vencida,
não deixa de ser Razão? 

Para mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade. 

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, não parecendo o que são,
são aquilo que eu pareço. 

Enquanto o homem pensar
que vale mais que outro homem,
são como os cães a ladrar,
não deixam comer, nem comem. 

Eu já não sei o que faça
para juntar algum dinheiro;
se se vendesse a desgraça
já hoje eu era banqueiro. 

A vida na grande terra 
corrompe a humanidade. 
Entre a cidade e a serra 
prefiro a serra à cidade. 

O mundo só pode ser 
melhor do que até aqui, 
quando consigas fazer
mais pelos outros que por ti!

Eu não sei por que razão 
certos homens, a meu ver, 
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer. 

Bate a fome à porta deles 
e é lá mais mal recebida 
do que na casa daqueles
que a sofreram toda a vida. 

Uma mosca sem valor 
poisa, com a mesma alegria, 
na careca de um doutor 
como em qualquer porcaria.

Para não fazeres ofensas 
e teres dias felizes, 
não digas tudo o que pensas, 
mas pensa tudo o que dizes.

Num arranco de loucura, 
filha desta confusão, 
vai todo o mundo à procura
daquilo que tem à mão. 

Vinho que vai para vinagre 
não retrocede o caminho; 
só por obra de milagre, 
pode de novo ser vinho.

Entre leigos ou letrados, 
fala só de vez em quando, 
que nós, às vezes, calados,
dizemos mais que falando. 

Eu não tenho vistas largas, 
nem grande sabedoria, 
mas dão-me as horas amargas 
lições de filosofia.

Quando te vês mal, e dizes 
que preferias a morte, 
pensa que outros menos felizes
invejam a tua sorte. 


 

Obras de Ben Goossens
Obra de Ben Goossens

  • "O dinheiro é belo, porque é a libertação." - Fernando Pessoa


Obra de Ben Goossens 

  • "Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." - Fernando Pessoa


Obra de Ben Goossens 

  • "A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são." - Fernando Pessoa


Obra de Ben Goossens 

  • "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" - Fernando Pessoa


Obra de Ben Goossens 


Sem comentários: