terça-feira, 10 de abril de 2012

"Se Tenho Medo" - Poema de John Keats


Escultura de Vladimir Kush, Always Together



Se Tenho Medo 


Se tenho medo de meus dias terminar
antes de a pena me aliviar o espírito, antes
de muito livro, em alta pilha, me encerrar
os grãos maduros como em silos transbordantes;
se vejo, nas feições da noite constelar,
enormes símbolos nublados de um romance
e penso que não viverei para copiar
as suas sombras com a mão maga de um relance;
quando sinto que nunca mais hei de te ver,
formosa criatura de um momento ideal!
Nem hei de saborear o mítico poder
do amor irrefletido! - então no litoral
do vasto mundo eu fico só, a meditar,
até ir Fama e Amor no nada naufragar. 


(1795-1821)


Retrato de John Keats por William Hilton,


"Oh, se eu ao menos pudesse ter uma vida de sensações em vez de uma vida de pensamentos."

John Keats, in Carta a Benjamin Bailey



Pintura de Vladimir Kush


"No mesmo templo do deleite 
A velada Melancolia tem o seu santuário."

John Keats, in Ode on Melancholy


Retrato de John Keats por Joseph Severn, 1819


"O prazer visita-nos muitas vezes; mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós."

John Keats, in Endymion


Sem comentários: