terça-feira, 26 de junho de 2012

"Epigrama n° 1" - Poema de Cecília Meireles

 
Giorgio de Chirico, Despedida de Heitor e Andrómaca, 1917 
 


Epigrama n° 1 


Pousa sobre esses espetáculos infatigáveis
uma sonora ou silenciosa canção:
flor do espírito, desinteressada e efémera. 

Por ela, os homens te conhecerão:
por ela, os tempos versáteis saberão
que o mundo ficou mais belo, ainda que inutilmente,
quando por ele andou teu coração. 


Cecília Meireles
In: Poesia Completa
Viagem (1939)


Giorgio de Chirico, 12 de Dezembro de 1932


Giorgio de Chirico (Vólos, Grécia, 10 de julho de 1888 — Roma, 20 de novembro de 1978) também conhecido como Népoli, foi um pintor grego. Fez parte do movimento chamado Pintura metafísica, considerado um precursor do Surrealismo.
Após estudar na Grécia e em Munique instalou-se em Paris, onde estabelece fortes relações de amizade com Apollinaire. No início dos anos 20, a sua obra obtém um êxito considerável nos meios vanguardistas e, em 1925, participa na primeira exposição surrealista. Posteriormente, e para surpresa geral, exalta-se por um academismo vácuo que cultiva durante 30 anos[...] 

A pintura metafílistica de Giorgio de Chirico antecipa elementos que depois aparecem na pintura surrealista: padrões arquitetónicos, grandes espaços nus, manequins anónimos e ambientes oníricos. Do dadaísmo, os pintores surrealistas e, com eles, De Chirico, herdam diretamente as atitudes destrutivas e niilistas. O que o próprio artista qualifica de «pintura metafísica» corresponde à necessidade de sonho, de mistério e de erotismo própria do surrealismo. E assim, desde que este movimento vê a luz, a obra de De Chirico conhece um êxito considerável. 

Entre as suas obras mais paradigmáticas há que citar O Regresso do Poeta, Retrato Premonitório de Apollinaire, A Conquista do Filósofo, Heitor e Andrómaca e as Musas Inquietantes.


Galeria de Giorgio de Chirico
Giorgio de Chirico, “Autorretrato”, 1920


Giorgio de Chirico, “Autorretrato”, 1925


Giorgio de Chirico, “Autorretrato” 


“Autorretrato com a mãe”, 1921


"Bather Sitting", 1931






"The Philosopher's", 1914


"Oracle"




"The Red Tower"





Sem comentários: