segunda-feira, 25 de março de 2013

"Charneca em Flor" - Poema de Florbela Espanca


The Human Flamingo by Gesine Marwedel. Photo taken by Thomas van de Wall



Charneca em Flor


Enche o meu peito, num encanto mago, 
O frémito das coisas dolorosas... 
Sob as urzes queimadas nascem rosas... 
Nos meus olhos as lágrimas apago... 

Anseio! Asas abertas! O que trago 
Em mim? Eu oiço bocas silenciosas 
Murmurar-me as palavras misteriosas 
Que perturbam meu ser como um afago! 

E nesta febre ansiosa que me invade, 
Dispo a minha mortalha, o meu burel, 
E, já não sou, Amor, Sóror Saudade... 

Olhos a arder em êxtases de amor, 
Boca a saber a sol, a fruto, a mel: 
Sou a charneca rude a abrir em flor! 


 in "Charneca em Flor"



Charneca em Flor

Coletânea de sonetos publicada em 1931, no ano seguinte ao do suicídio da jovem poetisa, Florbela Espanca, com organização do amigo e admirador Guido Batteli. A escolha do soneto como forma dominante da arte poética estabelece, nesta obra, uma intertextualidade visível, também a nível temático, com uma linhagem lírica que, partindo de Camões, passa ainda por Bocage e por Antero. Colhendo do poeta pré-romântico uma hipertrofia do eu e certa hiperbólica exaltação no tratamento das temáticas do amor e da morte, e do poeta açoriano a expressão de desalento na constatação da fatuidade das aspirações humanas ("Perdi os meus fantásticos castelos / Como névoa distante que se esfuma... / Quis vencer, quis lutar, quis defendê-los: / Quebrei as minhas lanças uma a uma!"), Florbela Espanca utiliza esta forma poética para dar corpo a uma conceção de poeta como ser dotado de uma sensibilidade excecional, para explorar até ao extremo o lirismo do amor e da dor como forma de autoconhecimento e até de auto-mitificação: "Sei lá! Sei lá! Eu sei lá bem / Quem sou? Um fogo-fátuo, uma miragem... / Sou um reflexo... um canto de paisagem / Ou apenas cenário!".

Charneca em Flor. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-03-24].


Sem comentários: