terça-feira, 26 de março de 2013

"O Amor, meu Amor" - Poema de Mia Couto


Ferdinand Georg Waldmüller, Amantes surpreendidos, 1858 



O Amor, meu Amor


Nosso amor é impuro
como impura é a luz e a água
e tudo quanto nasce
e vive além do tempo.

Minhas pernas são água,
as tuas são luz
e dão a volta ao universo
quando se enlaçam
até se tornarem deserto e escuro.
E eu sofro de te abraçar
depois de te abraçar para não sofrer.

E toco-te
para deixares de ter corpo
e o meu corpo nasce
quando se extingue no teu.

E respiro em ti
para me sufocar
e espreito em tua claridade
para me cegar,
meu Sol vertido em Lua,
minha noite alvorecida.

Tu me bebes
e eu me converto na tua sede.
Meus lábios mordem,
meus dentes beijam,
minha pele te veste
e ficas ainda mais despida.

Pudesse eu ser tu
E em tua saudade ser a minha própria espera.

Mas eu deito-me em teu leito
Quando apenas queria dormir em ti.

E sonho-te
Quando ansiava ser um sonho teu.

E levito, voo de semente,
para em mim mesmo te plantar
menos que flor: simples perfume,
lembrança de pétala sem chão onde tombar.

Teus olhos inundando os meus
e a minha vida, já sem leito,
vai galgando margens
até tudo ser mar.
Esse mar que só há depois do mar.


in "idades cidades divindades"


 Ferdinand Georg Waldmüller, A Espera, 1860


Não percamos de vista os nossos antepassados


«Quando uma literatura chega a ter êxito, aquilo que nela havia de mais ativo em momentos anteriores torna-se menos claro e é ultrapassado por aquilo que nela é mero produto dessa atividade. É por isso que é bom olhar de vez em quando para trás. Tudo o que em nós há de original conservar-se-á tanto melhor e será tanto mais apreciado, quanto mais formos capazes de não perder de vista os nossos antepassados.» 

Johann Wolfgang von Goethe, in 'Máximas e Reflexões' 


 
Johann Wolfgang von Goethe
Alemanha, 1749-1832
Escritor, Cientista, Mestre de Poesia, Drama e Novela


 Ferdinand Georg Waldmüller, Árvore perto do riacho


Ferdinand Georg Waldmüller, Árvores no Prater com figuras sentadas, 1833


Sem comentários: