quarta-feira, 15 de maio de 2013

"As Coisas Secretas da Alma" - Texto de Mário de Sá-Carneiro


George Segal (american, 1924-2000) is known for his sculptures 
of people placed in different scenes.


As Coisas Secretas da Alma


«Em todas as almas há coisas secretas cujo segredo é guardado até à morte delas. E são guardadas, mesmo nos momentos mais sinceros, quando nos abismos nos expomos, todos doloridos, num lance de angústia, em face dos amigos mais queridos - porque as palavras que as poderiam traduzir seriam ridículas, mesquinhas, incompreensíveis ao mais perspicaz. Estas coisas são materialmente impossíveis de serem ditas. A própria Natureza as encerrou - não permitindo que a garganta humana pudesse arranjar sons para as exprimir - apenas sons para as caricaturar. E como essas ideias-entranha são as coisas que mais estimamos, falta-nos sempre a coragem de as caricaturar. Daqui os «isolados» que todos nós, os homens, somos. Duas almas que se compreendam inteiramente, que se conheçam, que saibam mutuamente tudo quanto nelas vive - não existem. Nem poderiam existir. No dia em que se compreendessem totalmente - ó ideal dos amorosos! - eu tenho a certeza que se fundiriam numa só. E os corpos morreriam.» 


Mário de Sá-Carneiro, in 'Cartas a Fernando Pessoa' 


As Esculturas de George Segal

Sculpture by George Segal


"A alma, ao contrário do que tu supões, a alma é exterior: envolve e impregna o corpo como um fluido envolve a matéria. Em certos homens a alma chega a ser visível, a atmosfera que os rodeia tomar cor. Há seres cuja alma é uma contínua exalação: arrastam-na como um cometa ao oiro esparralhado da cauda - imensa, dorida, frenética. Há-os cuja alma é de uma sensibilidade extrema: sentem em si todo o universo. Daí também simpatias e antipatias súbitas quando duas almas se tocam, mesmo antes da matéria comunicar. O amor não é senão a impregnação desses fluidos, formando uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa névoa sensível. Assim é que o homem faz parte da estrela e a estrela de Deus."

Raul Brandão, Húmus 


Sculpture by George Segal


"A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova." 

Fernando Pessoa


George Segal, Woman on a Park Bench, 1998


"Eleva a tal ponto a tua alma, que as ofensas não a possam alcançar."

René Descartes



Sculpture by George Segal
 

"Há um cansaço da inteligência abstrata, e é o mais horroroso dos cansaços. Não pesa como o cansaço do corpo, nem inquieta como o cansaço do conhecimento e da emoção. É um peso da consciência do mundo, um não poder respirar da alma."

Fernando Pessoa


Sculpture by George Segal


"Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer - eu sou eu?"

Fernando Pessoa


Gay Liberation Sculpture by George Segal


"O homem é uma prisão em que a alma permanece livre."

Victor Hugo




"De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?"

Blaise Pascal


The Fireside Chat a sculpture by George Segal at the Franklin Delano Roosevelt Memorial
in Washington D.C. FDR used radio talks to speak directly to the American public.


George Segal (26 de novembro de 1924 - 9 de junho de 2000) foi um pintor e escultor americano associado ao movimento Art Pop. Ele foi presenteado com a Medalha Nacional de Artes em 1999.

Sem comentários: