terça-feira, 7 de maio de 2013

"Trazes-me em tuas mãos de vitorioso" - Poema de Florbela Espanca


Henry Thomas Schafer (1873-1915, British painter and sculptor),
A basket of roses - Grecian girls, c. 1890


Trazes-me em tuas mãos de vitorioso 


Trazes-me em tuas mãos de vitorioso 
Todos os bens que a vida me negou, 
E todo um roseiral, a abrir, glorioso 
Que a solitária estrada perfumou. 

Neste meio-dia límpido, radioso, 
Sinto o teu coração que Deus talhou 
Num pedaço de bronze luminoso, 
Como um berço onde a vida me pousou. 

O silêncio, ao redor, é uma asa quieta... 
E a tua boca que sorri e anseia, 
Lembra um cálix de tulipa entreaberta... 

Cheira a ervas amargas, cheira a sândalo... 
E o meu corpo ondulante de sereia 
Dorme em teus braços másculos de vândalo... 


in "A Mensageira das Violetas" 


Buganvília (Bougainvillea)


"Tudo quanto é belo manifesta o verdadeiro." 

Victor Hugo 


Hortênsias (Hydrangea macrophylla)


"A música está em tudo. Do mundo sai um hino." 

Victor Hugo


Zínias (Zinnia)


"A vida é um campo de urtigas onde a única rosa é o amor."

Victor Hugo


Margaridas (Leucanthemum vulgare)


"Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, 
é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores."

Aristóteles


Orquídeas (Orquídea)


"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."

Aristóteles


Narcisos (Narcissus)


"A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil." 

Nicolau Copérnico
[(Polónia, 1473-1543), Astrónomo]


Violetas (Viola)


"Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso."

Aristóteles
[(Grécia Antiga, -384/322), Filósofo/Cientista]


Tulipas (Tulipa)


"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve." 

Victor Hugo 
[(França, 1802/1885), Poeta, Escritor, Dramaturgo, Político] 


Sem comentários: