domingo, 29 de junho de 2014

"A Ideia da Natureza" - Texto de Auguste Comte



 
A Ideia da Natureza 


"A ideia da Natureza é a ideia de um poder e de uma arte divinos inexprimíveis, sem comparação ou medida com o poder e a indústria do homem, que imprime nas suas obras um caráter próprio de majestade e graça, que opera todavia sob o domínio de condições necessárias, que tende fatal e inexoravelmente a um fim que nos ultrapassa, de maneira contudo que essa cadeia de finalidade misteriosa, da qual não podemos demonstrar cientificamente nem a origem, nem o termo, aparece a nós como um fio condutor com a ajuda do qual a ordem é introduzida nos factos observados e que nos coloca no rastro dos factos a pesquisar. A ideia da natureza, esclarecida assim tanto quanto pode ser, não passa da concentração de todos os clarões que a observação e a razão nos fornecem sobre o conjunto dos fenómenos da vida, sobre o sistema dos seres vivos." 


Auguste Comte, in 'Tratado do Encadeamento das Ideias Fundamentais nas Ciências e na História'
 
 
Monument à Auguste Comte, situé place de la Sorbonne à Paris et inauguré en 1902.
 Sculpture de Jean-Antoine Injalbert

(Au centre, le buste du philosophe; à gauche, Clotilde de Vaux en "madone à l'enfant"; à droite, le prolétaire en train de s'instruire. Dans la Religion de l'Humanité, imaginée par Auguste Comte entre 1845 et 1848, Clotilde de Vaux a été transformée en symbole, selon les modèles du Catholicisme romain. Les sacrements de la Religion de l'Humanité sont : la Présentation, l'Initiation, l'Admission, la Destination, la Maturité, la Retraite, l'Incorporation.)

 
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, filósofo francês, nasceu em 1798, em Montpellier, em França, e morreu em 1857, em  Paris. Foi o fundador da Sociologia e do Positivismo. Inventou a designação "Sociologia", declarando-a a ciência suprema (até aí chamava-se "Física Social"). Comte demonstrou que o pensamento humano e o desenvolvimento social se desenvolvem ao longo de três estádios: o teológico, o metafísico e o positivo, ou científico. Embora inicialmente tenha procurado proclamar a evolução da sociedade até uma nova idade de ouro da ciência, da indústria e da moralidade racional, as suas ideias radicais foram temperadas pelas perturbações sociais e políticas do seu tempo. No entanto, o seu pensamento continuou a exercer uma forte influência na Europa e nos Estados Unidos da América até ao início do século XX. 
 
 Auguste Comte. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-06-29].


Documentário - A Natureza em Portugal


Sem comentários: