sábado, 5 de julho de 2014

"Há dentro de nós um poço" - Texto de Vergílio Ferreira


Thomas Wilmer Dewing (1851–1938), Verão de 1890, Smithsonian American Art Museum


Há dentro de nós um poço 


"Há dentro de nós um poço. No fundo dele é que estamos, porque está o que é mais nós, o que nos individualiza, a fonte do que nos enriquece no em que somos humanos. E a vida exterior, o assalto do que nos rodeia, o que visa é esse íntimo de nós para o ocupar, o preencher, o esvaziar do que nos pertence e nos faz ser homens. Jamais como hoje esse assalto foi tão violento, jamais como hoje fomos invadidos do que não é nós. É lá nesse fundo que se gera a espiritualidade, a gravidade do sermos, o encantamento da arte. E a nossa luta é terrível, para nos defendermos no último recesso da nossa intimidade. Porque tudo nos expulsa de lá. Quando essa intimidade for preenchida pelo exterior, quando a materialidade se nos for depositando dentro, o homem definitivamente terá em nós morrido.
Já há exemplos disso. Um dos mais perfeitos chama-se robot. É invencível pensarmos o que será o homem amanhã. E nenhuma outra imagem se nos impõe com mais força. Mas o que desse visionar mais nos enriquece a alma é que o homem então será possivelmente feliz. Porque ser homem não é ter felicidade mas apenas ser humano. Não há grandeza nenhuma feliz e é decerto por isso que se diz que os felizes não têm história. A única felicidade compatível com a grandeza é a que já não tem esse nome, mesmo que o tenha. Chamemos-lhe apenas compreensão ou aceitação." 


Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente IV'




Thomas Wilmer Dewing

                                 Thomas Wilmer Dewing                                          Maria Oakey Dewing


Thomas Wilmer Dewing (May 4, 1851 – November 5, 1938) was an American painter working at the turn of the 20th century. Schooled in Paris, Dewing was noted for his figure paintings of aristocratic women. He was a founding member of the Ten American Painters and taught at the Art Students League of New York. The Art Museum at the Smithsonian Institution has a room dedicated to his works. He was the husband of fellow artist Maria Oakey Dewing.


Thomas Wilmer Dewing, Antoinette, circa 1876-1878


Thomas Wilmer Dewing, Summer,1890


Thomas Wilmer Dewing, The Carnation, 1893


Thomas Wilmer Dewing, Comedia, circa 1894-1895


Thomas Wilmer Dewing, Before Sunrise, circa 1894-1895


Thomas Wilmer Dewing, The Lute, 1904


Thomas Wilmer Dewing, Lady in Black and Rose, 1905


Thomas Wilmer Dewing, The Palm Leaf Fan, 1906


Thomas Wilmer Dewing, Before the Mirror, c. 1908-1910


Thomas Wilmer Dewing, Pandora, 1910


Sem comentários: