segunda-feira, 8 de setembro de 2014

"Diálogo" - Poema de Albano Martins


Os alunos atravessam uma ponte suspensa danificada, Lebak, Indonésia
 
 

Diálogo


Levarás 
pela mão 
o menino 
até ao rio. Dir-lhe-ás 
que a água é cega 
e surda. Muda, 
não. Que o digam 
os peixes, que em silêncio 
com ela sustentam 
seu diálogo 
líquido, de líquidas 
sílabas 
de submersas 
vogais. 


Albano Martins, 
in "Castália e Outros Poemas"


 Lebak, Indonésia


Os mais perigosos e bizarros caminhos do mundo para ir para a escola

  • Para deleite de alguns e desespero de outros, o novo ano letivo está prestes a começar para milhões de crianças em todo o mundo. Se para muitas crianças ir para a escola é uma banalidade para outros é um grande luxo.

Delhi, India


  • São muitas as crianças que todos os dias têm de percorrer caminhos bastante perigosos e bizarros, muitas vezes em transportes sobrelotados, para conseguirem chegar à escola e receber a educação que muitas outras crianças dão por garantida.

Sri Lanka

  • De acordo com a UNESCO, o progresso de ligação entre as crianças e as escolas abrandou nos últimos cinco anos, o que torna ainda mais difícil a muitas crianças deslocarem-se para os locais de aprendizagem, escreve o Bored Panda

Pili, China

  • Os caminhos perigosos que todos os dias têm de atravessar são um dos principais motivos para a grande taxa de abandono escolar nos países mais desfavorecidos ou nas regiões isoladas.

Gulu, China

  • A solução pode parecer simples: construam-se pontes e estradas, comprem-se autocarros e contratem-se motoristas. Contudo, a falta de dinheiro e os desastres naturais que frequentemente destroem as construções que permitem às crianças ir à escola tornam difícil o acesso à educação que muitos necessitam.

Zhang Jiawan Village, Southern China


"Tenho de procurar nas estrelas aquilo que me é negado na Terra."

 

Padang, Sumatra, Indonesia


"Qual é o sentido da nossa vida em especial, e qual o sentido da vida de todos os seres em geral? Saber responder a esta pergunta equivale a ser-se religioso. Hão-de perguntar: fará sentido pôr-se esta questão? Respondo: Quem considere a sua própria vida e a dos seus semelhantes como desprovida de sentido, não é somente infeliz, como ainda incapaz de viver."
Albert Einstein
 
Padang, Sumatra, Indonesia


"Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade."

Albert Einstein

Rio Negro, Colômbia


"Deus é a lei e o legislador do Universo."

Albert Einstein

Rio Negro, Colômbia


"O comportamento ético do homem deve basear-se eficazmente na compaixão, na educação e nos laços sociais, e não necessita de base religiosa. Triste seria a condição humana se os homens precisassem de ser refreados pelo temor do castigo ou pela esperança da recompensa depois da morte."

Albert Einstein

Gulu, China


"Feliz aquele que atravessou a vida ajudando o seu semelhante, que não conheceu o medo e se manteve alheio à agressividade e ao ressentimento! É dessa madeira que são esculpidas as figuras ideais, que consolam a Humanidade nas situações de sofrimento que ela própria criou."


Albert Einstein

Gulu, China


"Tudo quanto o espírito inventivo do homem criou nos últimos cem anos, poderia assegurar-nos uma vida despreocupada e feliz se o progresso em matéria de organização tivesse caminhado a par do progresso técnico. Mas, assim, tudo quanto se conseguiu à custa de muito esforço, lembra, nas mãos da nossa geração, uma lâmina de barbear na mão duma criança de três anos. A aquisição de maravilhosos meios de produção não nos trouxe a liberdade, mas sim a preocupação e a fome."

Albert Einstein

Cilangkap Village, Indonesia

"Só quando se suprimir a guerra, se conseguirá também realizar a educação da juventude no espírito de conciliação, de alegre afirmação da vida e de amor para com todos os seres vivos. Nem é de desejar que, precisamente os moços mais valorosos, sejam entregues à destruição, levada a cabo pela engrenagem, atrás da qual se erguem três potências formidáveis: a estupidez, o medo e a avidez."


Albert Einstein

A girl riding a bull to school, Myanmar


"O trabalho esforçado e a contemplação da natureza de Deus são os anjos que, conciliadores, fortificadores e, contudo, impiedosamente severos, me guiarão através do tumulto da vida."

Albert Einstein, Correspondência (1897), a um amigo 
 

Riau, Indonésia


"A comodidade de vida, o conforto, têm nos Estados Unidos um papel predominante. A eles se sacrifica o sossego, a despreocupação e a segurança. O Americano vive mais para um objectivo, para o futuro, que o Europeu. A vida é um evoluir constante e nunca um estado. Nesse sentido é menos parecido ainda com o Russo e o Asiático do que o Europeu."


Albert Einstein

The Root Bridge, India


"Aquilo que considero verdadeiramente valioso na engrenagem da Humanidade não é o Estado, mas sim o indivíduo criador e emotivo, a personalidade: só ela é capaz de criar aquilo que é nobre e sublime, enquanto o povo em si permanece embotado no pensar e frígido no sentir."

Albert Einstein

Zanskar, Indian Himalayas


"A interrupção do treino intelectual nos anos decisivos do desenvolvimento, deixa fácilmente, atrás de si, uma lacuna que dificilmente poderá ser depois preenchida."

Albert Einstein

Rizal Province, Philippines


"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Albert Einstein


Rizal Province, Philippines


"A vontade, dominada por uma firme convicção, é mais forte que a força material aparentemente invencível."

Albert Einstein


Rizal Province, Philippines


"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe por provar o contrário."

 
Albert Einstein

Rizal Province, Philippines


"O ensino deve ser de modo a fazer sentir aos alunos que aquilo que se lhes ensina é uma dádiva preciosa e não uma amarga obrigação."

Albert Einstein

Beldanga, India

Fontes:
Green Savers
Bored Panda


Sem comentários: