quinta-feira, 6 de abril de 2017

"Um Rafeiro fiel de um Pastor triste" - Poema de Abade de Jazente


Edwin Henry Landseer, Old Shepherd's Chief Mourner, 1837Victoria and Albert Museum, London.



Um Rafeiro fiel de um Pastor triste


Tó, Mondego, vem cá; pois tu somente 
Alivias um pouco o meu cuidado; 
Que em parte se consola um desgraçado, 
Quando tem quem lhe escute o mal que sente. 

Tu firme; tu leal; tu finalmente 
Me tens na minha ausência acompanhado: 
Raro impulso de amor! Porque ao seu lado 
Ninguém quer suportar um descontente. 

Ora deixa, que em prémio da piedade, 
Com que o teu zelo ao meu tormento assiste, 
Farei teu nome emblema da amizade. 

E os versos meus que um tempo alegre ouviste 
Cantarão, para exemplo da lealdade, 
Um Rafeiro fiel de um Pastor triste. 


Abade de Jazente, in 'Antologia Poética'


Sem comentários: